HOME

28 de maio de 2016

#RESENHA - Os 13 porquês por Jay Asher


Título: Os 13 porquês
Autor(a): Jay Asher
Editora: Ática
Série: Livro Único
Páginas: 256
Idioma: Português
ISBN: 8508126654
Ano: 2009
Classificação: ♥♥♥♥
Compre aqui: Saraiva | Livraria Cultura

SINOPSE: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


__________________________________________________________

Primeiro de tudo: olhem essa capa! É perfeita e condizente com o tema do livro e o enredo. É de longe a melhor capa, inclusive ganha em disparada da capa original em inglês.
É muito difícil falar sobre o tema desse livro porque é muito sensível. Suicídio e depressão. Normalmente livros que têm uma temática forte como suicídio, estupro, câncer, são livros que grudam na minha cabeça. Esse com certeza vai ser um desses.

O livro é narrado por Clay, uma das 13 pessoas que recebem as fitas gravadas por Hannah Baker, a garota que se suicidou. É intercalado com pedaços das gravações dela e das reações de Clay ao ouvi-las. É angustiante.

Fica claro que ela é uma menina muito sensível. Coisas que nós podemos achar comuns, bullyings cotidianos (porque o ser humano se acostuma com tudo, rs), para Hannah Baker é coisa séria que ela vai guardando no peito. E de uma brincadeira pequena as coisas vão tomando proporções épicas na vida dela. Também fica claro que nós temos que pensar nas coisas antes de dizê-las, que temos efeitos na vida das pessoas.

E vocês, repararam nas cicatrizes que deixaram para trás? Não. Provavelmente não. Porque a maioria delas não pode ser vista a olho nu.

Ela vai tentando dizer às pessoas o que está acontecendo com ela, mas ela não deixa claro e as pessoas não entendem, não percebem e não ouvem. Por dentro ela grita por socorro, mas a depressão não deixa que ela seja clara no que ela quer que as pessoas percebam. Ela grita por ajuda, mas ninguém, de fato, percebe.

São pequenos indícios quase imperceptíveis que ela vai deixando pra trás: um corte de cabelo radical, desfazer de pertences... um poema angustiante.

Ela vai listando os 13 porquês (13 pessoas) que influenciaram essa decisão. Algumas histórias são comuns (coisas que quase todo mundo passa na escola) e é como se ela quisesse por culpa em outra pessoa que não nela mesma e outras histórias são realmente cabulosas. É muito angustiante sentir a depressão na qual ela está afundada. É angustiante não poder fazer nada, não poder gritar para as pessoas: olhem para Hannah Baker, reparem nela. Façam alguma coisa!

Cara, como os adolescente podem se cruéis. O que você faz ou diz pode alterar o rumo e decisões das pessoas.

Eu não vou prolongar mais essa resenha porque o sentimento que tive ao ler é difícil de explicar, só lendo para entender. Não tem spoiler, o livro por si só já explica o que aconteceu, mas está nas entrelinhas o que levou Hannah Baker a tomar uma decisão tão radical, e isso vocês só sentirão lendo.

"Preciso que a coisa pare.
– O que precisa parar?
Preciso que tudo pare. As pessoas. A vida."

Comente com o Facebook:

Um comentário :

Professional Reader

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados