HOME

8 de dezembro de 2016

#RESENHA - Série Fuga de Furnace por Alexander Gordon Smith

A resenha de hoje vai ser um pouco diferente porque é sobre uma série quaaaase completa. Eu comecei a ler os livros antes de abrir o blog, então resolvi juntar todos os livros que foram lançados e resenhá-los de uma só vez. E já adianto, a série é TOP SÉRIE DA VIDA!

Título: Encarcerados
Autor(a): Alexander Gordon Smith
Série: Fuga de Furnace
Editora: Benvirá
Páginas: 294
Idioma: Português
ISBN: 8564065231
Ano de Lançamento: 2012
  
Compre aqui: Saraiva | Submarino

SINOPSE: Sob o céu está o inferno. Sob o inferno, a Penitenciaria de Furnace.
De um dia para outro, Alex Sawyer passou de valentão a delinquente juvenil. Os trocados arrancados dos garotos na escola já não eram suficientes, e, com a ajuda de seu melhor amigo, Toby, começou a cometer pequenos furtos na vizinhança. Até que uma noite, homens fortes, de terno preto, e um esquisitão usando uma máscara de gás cruzaram o caminho dos dois. Toby foi cruelmente assassinado e Alex, preso e acusado pela morte do amigo. Seu novo lar? A Penitenciária de Furnace, um buraco - literalmente - para onde todos os garotos condenados são enviados, e de onde só é possível sair morto. Com guardas sádicos e criaturas terríveis responsáveis pela segurança, Furnace é o inferno. O lugar é infestado de criminosos - como as perigosas gangues Caveiras e os Cinquenta e Nove - mas também há muitos garotos que, como Alex, foram presos por crimes que não cometeram. Como escapar e provar sua inocência? Em quem confiar? O que na verdade era Furnace: um reformatório? Um depósito? Ou, pior, um laboratório maligno?
_________________________________________________________________________________

A história é narrada em primeira pessoa por Alex Sawyer. Nosso protagonista aqui não é nenhum santinho, e certo dia, enquanto invadia uma casa com seu amigo, Toby, ele é preso por uns caras de terno. E pior, ele vê seu amigo ser assassinado e leva culpa por isso. Como provar sua inocência? Mas nada adianta, não adiantou espernear, nem jurar que era inocente, ele vai parar em Furnace.
– Alex Sawyer, eu o sentencio à prisão perpétua na Penitenciária de Furnace, sem direito a condicional. Vai ser levado daqui esta tarde e encarcerado pelo resto de seus dias.

Furnace não é uma prisão comum, não. Ela fica a mais de 2km debaixo da terra e coisas muito estranhas que Alex não entende acontece. O pior dos piores adolescentes se encontram nesse buraco. Alex percebe que em meio à muitos garotos realmente ruins (assassinos, torturadores), há também garotos injustiçados como ele.

Os acontecimentos macabros de Furnace são narrados com detalhes e recheados de aventuras que te prende a um ponto que chega a ser difícil desprender os olhos das folhas. O livro é totalmente empolgante do início ao fim.

Criaturas estranhas e jamais vistas habitam as entranhas de Furnace e a curiosidade de saber de onde vieram, como foram criadas, quem são, rodeiam essa série. Além disso, temos um dialeto diferente. Vigília sangrenta, Cães infernais, Ternos-preto, Ofegantes, o Diretor que é tão temido, e várias outras criaturas são descritas com tantos detalhes que nos fazem imaginá-las fisicamente  e o cenário que se forma na imaginação é direcionado com maestria pelo Alexander. 


E havia coisas ainda piores em Furnace, muito piores. Talvez esta noite viesse a vigília sangrenta e me arrastasse da cela. Talvez esta noite me transformassem em um monstro.

Mas nesse caos, além de ter que trabalhar na cozinha fazendo a famosa e nojenta "gororoba", Alex encontra um amigo, Donovan. Também nesse antro do inferno, vemos claramente que até em meio aos piores, o bullying está presente, mas que o otimismo e companheirismo prevalece sobre alguns, mesmo trancafiados em um lugar escuro e claustrofóbico. Depois do trabalho da cozinha, eles são transferidos para a escavação, que nada mais é que uma forma de manter os meninos ocupados. E além da única entrada para Furnace por onde Alex entrou, deve haver alguma passagem de ar, qualquer coisa, certo? Então as maiores aventuras nesse livro vão estar nessa parte, na parte onde Alex e seus amigos lutam para encontrar uma saída. Mas será que há saída de Furnace? O resultado disso é só observar o título do próximo livro: Solitária.

— Sob o céu fica o inferno, garotos, e, sob o inferno, Furnace. Espero que desfrutem da permanência aqui.
_________________________________________________________________________________

Título: Solitária
Autor(a): Alexander Gordon Smith
Série: Fuga de Furnace
Editora: Benvirá
Páginas: 264
Idioma: Português
ISBN: 8564065649
Ano de Lançamento: 2012
Compre aqui: Saraiva | Submarino

SINOPSE: Quando mandaram a Sala Dois pelos ares, Alex, Zê, Gary e Toby acreditaram ter alcançado a tão sonhada liberdade. Porém, o que parecia um sonho acabou se transformando em um de seus piores pesadelos. A explosão os jogou nas profundezas de Furnace. Nada de ar puro, apenas escuridão e labirintos de pedra. Com os guardas e o diretor da prisão em seu encalço, os garotos sabem que é uma questão de tempo até voltarem para a cela. O verdadeiro horror de Furnace só está começando. Recapturados, eles agora precisam encarar a solitária - nada mais que um buraco no solo com apenas uma porta, trancada pelo lado de fora e vigiada pelos ternos-pretos e pelos temidos Ofegantes. Seu destino? Serem devorados pelos ratos que povoam as entranhas de Furnace, enlouquecer dentro da cela úmida ou... tentar escapar novamente. 
_________________________________________________________________________________

Além das criaturas medonhas citadas antes, temos aqui também os ratos, que são ainda piores que os cães infernais e que são um ponto de interrogação gigante no livro. 

A solitária é literalmente um buraco onde os meninos são enfiados e é aí que eles são testados psicologicamente. A narrativa de Alex é muito angustiante, porque você sente a angústia e a solidão que ele está sentindo naquele lugar horroroso. Além disso, é difícil respirar, se mover, pensar, e sem falar nas necessidades físicas que são feitas ali mesmo. Com a cabeça confusa, Alex se vê ouvindo sons vindo a voz de seu amigo Donovan, que foi levado pelos Ofegantes. Após ter ouvido barulhos por perto, Alex consegue se comunicar em código com seu amigo e vizinho de cela, o Zê, batendo nos canos que por ali passam. A única saída para não enlouquecer lá dentro, sem saber se passara semanas ou meses é "conversar".
Quando cada pedacinho de luz e som é retirado, a realidade perde o significado. Ela também deixa de existir, pois o que é a realidade além de um acúmulo de percepções - imagens testemunhadas por nossos olhos e ruídos que penetram pelo nosso ouvidos? Mas, quando todas essas percepções são extintas, o mundo real desaparece como o último ruído frenético de um programa de televisão quando o aparelho é desligado.

Alguém já resenhou livro arrepiando? Alguém já sentiu lágrimas nos olhos só de comentar sobre uma série? Essa sou eu agora, porque os detalhes, o desenvolvimento dos personagens e da história é maravilhosa. Consigo imaginar um mundo criado por Alexander Smith bem aqui na minha cabeça. Fico imaginando como seria uma série de tv com essa história, com esses monstros, com esse enredo de assustar qualquer um!

Vamos saber mais do próximo livro? É claro que todos os livros acabam em cliff e você fica roendo as unhas pra saber qual será o próximo passo e plano mirabolante de Alex e seus amigos e se, enfim, algo vai dar certo. 
_________________________________________________________________________________

Título: Sentença de Morte
Autor(a): Alexander Gordon Smith
Série: Fuga de Furnace
Editora: Benvirá
Páginas: 296
Idioma: Português
ISBN: 8582400101
Ano de Lançamento: 2013
 
Compre aqui: Saraiva | Submarino

SINOPSE: "Eu estava na penitenciária de Furnace. E ali nem mesmo a morte ousava mostrar a sua face". Mais uma vez a tentativa de fuga de Alex fracassa. E, agora, a punição que o aguarda é muito mas MUITO mais cruel. Depois de uma temporada enfurnado na solitária, ele se vê na enfermaria, cercado de Ofegantes. O pior está para acontecer. Alex está para se tornar um deles. Enquanto o sádico diretor bombeia lentamente o néctar para suas veias, Alex vai, aos poucos, se transformando na figura que mais teme: um terno-preto. Para lutar contra as forças malignas que se apossam de seu corpo, ele precisa se lembrar de quem realmente é e seguir o conselho de seu amigo Garry: nunca esquecer o seu nome. Essa pode ser a única saída para não perder sua identidade. Mas como escapar dele mesmo, se agora possuía em seu sangue a crueldade de um super-humano de Furnace?
_________________________________________________________________________________

Nesse terceiro livro, como podemos ver na capa, Alex acaba se tornando "um deles". Confrontado em agir de acordo com o propósito pelo qual ele foi criado e o que ele é por dentro, Alex embarca em mais uma nova aventura eletrizante. 

Mas o pesadelo líquido fluía para dentro de mim como chumbo derretido, enchendo veias e artérias e me subjugando. No entanto, é impossível se libertar de qualquer coisa quando as algemas estão dentro de você.

O detalhe que ele nos dá de sua transformação e dor é angustiante. Me vi torcendo por ele e triste por ele ter chegado a esse ponto. Até metade do livro vemos Alex ceder ao instinto que foi implantado nele e a decepção em nós expectadores é alarmante. Mas aí a narrativa dá uma guinada e acompanhamos Alex em uma nova tentativa de escapar de Furnace. Novas ideias e oportunidades surgem, assim como algumas verdades.

Eu estava na penitenciária de Furnace. E ali nem mesmo a morte ousava mostrar a sua face. 

O livro segue o padrão recheado de detalhes, sempre com muitas aventuras e entusiamo dos meninos em bolar planos pra dar o fora de lá. Me peguei torcendo avidamente para que dessa vez o plano desse certo, sem conseguir imaginar em como o autor traria essa nova perspectiva do lado de fora pra nós.

O plano dá certo? Bem, mais ou menos, e essas são cenas do próximo livro. Rs.
_________________________________________________________________________________

Título: Fugitivos
Autor(a): Alexander Gordon Smith
Série: Fuga de Furnace
Editora: Benvirá
Páginas: 298
Idioma: Português
ISBN: 8557170068
Ano de Lançamento: 2016
Compre aqui: Saraiva | Submarino

SINOPSE: Os prisioneiros conseguiram escapar e o caos se instalou na cidade. As autoridades pedem que a população não saia às ruas, e os números de emergência não estão funcionando. É cada um por si...
Enquanto tentam avisar o exército de que o diretor Cross e seu exército de ternos-pretos são os responsáveis pela destruição que está ocorrendo na cidade, Alex, Simon e Zê novamente no subterrâneo da cidade ficam cara a cara com feras muito mais poderosas do que os cães e os ratos: um tipo de mutação que está se espalhando como peste, e uma simples mordida de um infectado pode transformar os demais em segundos.
Enquanto isso, uma voz na cabeça de Alex o coloca em dúvida sobre o que ele é e a quem seu corpo pertence. Para descobrir, precisará desafiar seu maior inimigo, o homem por trás de todo esse inferno: Alfredo Furnace.
_________________________________________________________________________________.

Sentença de Morte foi publicado em 2013 e Fugitivos em 2016, pensa em uma leitora aflita e descontente com o mundo? Rs... Era eu. Pensa em uma leitora que ia quase todos os dias inbox na editora perguntar quando o livro ia sair! Pensa em quando saiu! Eu dei pulinhos de alegria, dancei, chorei! Foi demais! Comprei no momento que anunciaram a pré-venda e olha que eu não sou nenhuma leitora que fica desesperada por livros, mas essa série é diferente. Essa série precisa ser divulgada, comentada, ACLAMADA!


Alex e seus amigos conseguem sair de Furnace e o mundo fica desesperado. Imagina sua reação ao saber que presos, mas não quaisquer presos, e sim presos de Furnace, fugiram? E pior, além deles terem fugido, como o mundo irá lidar com os outros "seres" que habitam o buraco infernal que era Furnace? Porque a verdade é que ninguém de fora sabe realmente o que acontece lá dentro. Ninguém tem conhecimento dessas criaturas. O mundo pouco saber sobre Furnace. 
Aqui nesse livro somos sugados pela narrativa rápida e cheias de acontecimentos que sucede a fuga dos meninos. Ternos-pretos e cãos infernais estão ávidos por carne. Em uma cidade meio desconhecida, eles tentam se esconder a todo custo enquanto procuram descobrir um jeito de contornar a situação. e pela primeira vez, Alfred Furnace aparece e é de arrepiar. 

Novamente é um livro que acaba em cliff. Rezando para que a Benvirá lance o livro no início de 2017 como nos prometeu e nós sejamos presenteados com a finalização de uma história maravilhosa!!!
_________________________________________________________________________________

O livro cinco ainda não foi lançado, mas foi revelada a capa exclusivamente aqui no Literatura Estrangeira pelo próprio Alexander Smith e o livro foi prometido ser lançado no início de 2017.

Título: Execução
Autor(a): Alexander Gordon Smith
Série: Fuga de Furnace
Editora: Benvirá
Páginas: Sem informação
Idioma: Português
ISBN: Sem informação
Ano de Lançamento: 2017 (previsão)

SINOPSE: Alex Sawyer escapou de seu pesadelo subterrâneo para descobrir que agora o mundo todo é uma prisão. Os monstros estão à solta nas ruas e Alfredo Furnace os controla. Alex também é um monstro e o único que pode deter Furnace. Pessoas vão morrer e Alex sabe que, de um jeito ou de outro, o fim chegou.


_________________________________________________________________________________

A série
A série é composta por cinco livros mais um prólogo (The Night Children) e um epílogo sem nome. O prólogo vai ser lançado juntamente com o livro Execução.
Eu fiz essa resenha com o intuito de chamar atenção dos leitores para que mais pessoas possam apreciar a leitura incrível que Alexander Smith nos apresenta nessa série maravilhosa. Sei que muitas pessoas não ouviram falar dela, mas se você é fã de uma leitura cheia de altos e baixos, de aventura até as tampas, uma escrita bem feita e a criação de um mundo diferente de tudo que você viu e ouviu, essa série é pra você! Deem uma chance, comecem a ler o primeiro livro e me contem o que acharam. Tenho certeza de que não vão abandonar o livro até conseguirem beber de tudo que tem nele!.

Comente com o Facebook:

2 comentários :

  1. Parabéns por essa resenha maravilhosa, amo demais essa série e amo mais ainda o personagem Alex, que apesar de tudo não desiste de nada <3

    ResponderExcluir
  2. quero MUITO ler! está no topo da lista para compras futuras!

    ResponderExcluir

Professional Reader

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados