HOME

1 de setembro de 2017

#RESENHA - A Ilusão do Tempo por Andri Snaer Magnason

Título: A Ilusão do Tempo
Autor: Andri Snaer Magnason
Editora: Editora Morro Branco
Páginas: 319
Idioma: Português
ISBN: 8592795060
Ano de Lançamento: 2017


Livro cedido em parceria com a editora

Compre aqui: Amazon | Saraiva

SINOPSE: Quando as coisas não vão nada bem e os economistas preveem uma enorme crise financeira, a família de Vitória – assim como o resto do mundo – decide se esconder em suas misteriosas caixas pretas à espera de tempos melhores. No entanto, após vários anos, a caixa de Vitória se abre e a menina se vê em uma cidade em ruínas.
Sem rumo, ela caminha por prédios e ruas tomadas por florestas e animais selvagens, até chegar à uma casa onde crianças se reúnem em torno de uma senhora para ouvir a história de um rei ganancioso que conquistou o mundo, mas desejava conquistar o tempo. Para poupar sua bela princesa dos dias escuros e sombrios, normais ou sem valor, ele a coloca em uma caixa mágica transparente como cristal, mas feita de uma seda de teia de aranha tão densa que o próprio tempo não consegue penetrar.
Vitória aos poucos percebe uma conexão entre sua própria história e a do reino mágico. Junto com seus novos amigos, ela precisa encontrar uma forma de consertar o mundo antes que seja tarde demais. 



A Ilusão do Tempo é narrado em terceira pessoa e vai nos contar a história da administração do tempo em dois períodos: passado e presente. No presente, somos apresentados à Vitória, uma criança que entrou em uma caixa preta (caixa que tem o poder de parar o tempo). Quando inesperadamente sua caixa abre, ela se encontra em um mundo completamente tomado pela floresta e animais.

Quem entra nessa caixa não sente o passar do tempo: anos podem parecer apenas segundos. A caixa foi programada para abrir somente depois que a crise financeira passasse, então ela não entende o que está acontecendo à sua volta, porque aparentemente a crise financeira não passou. Pelo contrário, o mundo inteiro se afugentou dentro dessas caixas com a esperança de que as coisas melhorassem e os piores dias não precisassem ser vividos por eles.
- Há quem diga que os relatórios não têm sentimentos, mas eu posso jurar que o meu relatório chorou quando fiz os cálculos para a situação do próximo ano.
Vitória encontra uma idosa chamada Rosa e mais outras crianças que também saíram da caixa. Rosa começa a contar a história do passado de um reino, onde seu rei, depois de ter conquistado o mundo, inclusive o tempo, trancafia a princesa em uma arca a qual o tempo não consegue alcançar, afim de poupá-la de gastar sua vida com dias insignificantes, abrindo somente nos dias ensolarados e alegres.

- Você acredita ter conquistado o mundo, mas eu lhe digo uma coisa: ninguém conquista o mundo de não pode conquistar o tempo!
A partir daí a história vai intercalando entre o passado e o presente. O passado e suas histórias ocupam a maior parte das páginas, assim como seus personagens. Aqui temos uma grande reflexão recheada de metáforas sobre a forma como administramos nosso tempo e também como tudo na vida vale a pena ser vivido, inclusive os dias ruins.

Com um texto simples, mas com tom lírico, A Ilusão do Tempo trás personagens cativantes e falhos e que embora traga uma história totalmente única e encantadora, é extremamente atual, principalmente para nós aqui do Brasil que estamos vivendo em um contexto de crise.

O livro é diferente de tudo que li e me apeguei muito mais aos personagens e a história do passado do que a do presente. Fiquei esperando um final que explicasse tudo tim-tim por tim-tim, uma reviravolta que fizesse jus à história tão encantadora que encontrei aqui, mas isso não aconteceu. 
Ela entendeu que não queria ser eterna, queria ser a princesa na chuva, na neve, no vento, na primavera, no inverno e no outono. Ela queria ver os dias cinzentos para compreender os dias ensolarados.
O livro traz uma mensagem muito bonita e a leitura é muito fluida. A tradução está maravilhosa, a diagramação, impecável. Indico para quem quer ler algo que te tire da zona de conforto e que te deixe um recado bacana.

Comente com o Facebook:

Um comentário :

  1. Oii Anne tudo bem?
    Gostei da proposta do livro e está realmente fora da minha zona de conforto. Mas por ser uma leitura fluída, imagino que tambem deva ser muito boa
    Fiquei com vontade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Professional Reader

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados