HOME

19 de dezembro de 2017

#RESENHA - Belinda & Em por Cammie McGovern

Título: Belinda & Em
Autor: Cammie McGovern
Editora: Galera Record
Páginas: 400
Idioma: Português
Ano de Lançamento: 2017
Gênero: Jovem Adulto/Romance
Skoob || Goodreads

Livro cedido em parceria pela editora

Compre aqui: Amazon | Submarino
SINOPSE: Autora de “Amy & Matthew”, Cammie McGovern volta às livrarias contando a história de uma outra dupla desta vez. Emily sempre se orgulhou da sua capacidade de enxergar além das aparências. Copresidente da Coalizão para Ação Jovem da escola, é a primeira a defender os direitos das minorias. Mas, secretamente, Emily ainda é um pouquinho fascinada pelos populares da escola. E nutre um leve rancor quanto a sua inexistente vida amorosa. É justamente enquanto pensa nisso que a garota testemunha uma colega de classe com necessidades especiais, Belinda, ser atacada embaixo das arquibancadas da escola. E não faz nada. Emily e Lucas, outra testemunha passiva do ataque, são obrigados a prestar serviço comunitário em um centro de pessoas como Belinda. Logo os jovens começam a sentir que podem fazer uma diferença real.


Belinda & Em é narrado em primeira pessoa pelas duas personagens principais que deram nome ao livro. 

Belinda é uma jovem que por falta de oxigênio na hora do parto nasceu com um problema mental que a faz ter dificuldade de aprendizagem e de interagir com as pessoas. Criada pela avó e pela mãe solteira, ela acaba sendo super protegida e isso agrava ainda mais seu quadro. E para piorar as coisas, Belinda é agredida sexualmente na escola e as coisas mudam.

Já Emily entra nessa história como uma adolescente revolucionária, mas que desvia os olhos e amarela diante da agressão contra Belinda. Porém não foi só ela quem virou as costas diante disso - Lucas, um jogador do time de futebol, também não agiu. Lucas e Em acabam então tendo que prestar serviço comunitário no centro comunitário de ajuda às pessoas com deficiências mentais.

Cheia de remorso e se sentindo culpada, Em tenta se redimir quando inclui Belinda em uma peça de teatro, uma das suas grandes paixões e isso aproxima as duas. Em paralelo, Em vai se afeiçoando às pessoas no centro comunitário e também pelo Lucas, que parece saber lidar com essas pessoas de uma forma muito sensível e positiva.
Passamos três anos lutando exatamente contra essa mentalidade em nosso apático corpo estudantil. Como eu poderia contar a eles que eu representava o pior daquilo?
Adorei a história do livro porque o tema foi tratado sem que a autora pisasse em ovos o tempo todo, o que as vezes acontece em livros que possuem um tema mais sensível e complicado. E nem sempre precisa ser assim, como esse livro provou. 

Belinda é uma personagem muito real e forte, que luta para ter o seu lugar na sociedade apesar das suas limitações, do preconceito e das dificuldades que as pessoas e também as instituições têm de lidar com pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental. Belinda & Em foi um choque de realidade onde podemos ver o outro lado da moeda.

Conhecer Emily também foi muito especial porque ela é uma personagem que possui muitos defeitos e os pensamentos dela são retratados de forma verdadeira, que nem sempre são corretos, mas que tudo bem, porque o ser humano é falho e a gente como leitor não acredita mais em personagens perfeitos. 

Belinda & Em nos traz personagens falhos e reais, mas fortes, que estão em busca de crescimento, superando suas limitações e mostrando que não é problema ser diferente. O mundo precisa de mais empatia e aceitação, de mais ajuda ao próximo e aqui temos uma história que nos mostra isso e muito mais de forma simples e impactante.
O amor não é uma questão de parecer perfeito aos olhos da outra pessoa. É uma questão de poder mostrar suas imperfeições.

Comente com o Facebook:

2 comentários :

  1. Olá!
    Não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa após a sua resenha. A obra parece ser bem interessante, principalmente por ter personagens reais e com mensagens de empatia. Acho que deixa ao leitor uma reflexão bem válida!
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  2. Eu li Amy & Metthew, como não tenho muita paciência para romance adolescente, acabei não gostando tanto do desenrolar da trama, mas me parece que essa autora busca transmitir mensagens positivas e reais, e isso já torna o livro mais interessante.

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir

Professional Reader

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados