HOME

8 de dezembro de 2017

#RESENHA - Origem por Dan Brown

Título: Origem
Autor: Dan Brown
Série: #5 Robert Langdon
Editora: Arqueiro
Páginas: 432
Idioma: Português
Ano de Lançamento: 2017
Gênero: Ficção/Suspense e Mistério
Skoob || Goodreads


Livro cedido em parceria pela editora

Compre aqui: Amazon | Submarino

SINOPSE: De onde viemos? Para onde vamos?
Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete "mudar para sempre o papel da ciência".
O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento... algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.
Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.
Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.
Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo.
Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch... e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.


Origem é o quinto livro da série Robert Langdon, mas é possível ler fora de ordem, já que cada livro tem seu próprio final - a única coisa em comum entre eles é o protagonista Robert.  

A história possui um tema que interessa a quase todos: a resposta de de onde viemos e para onde vamos. Logo no começo somos apresentados a Edmond Kirsch, um futurólogo que alega ter descoberto essas respostas. Ele então convida algumas pessoas importantes até o Museu Guggenheim e faz uma transmissão ao vivo para revelar suas descobertas. 

Uma dessas pessoas convidadas é Robert Langdon, que foi professor e muito amigo de Edmond. Porém, momentos antes da relevação, ela é interrompida abruptamente e o mistério corre o risco de continuar sendo isso, apenas um mistério, para sempre. A partir daí Robert inicia uma luta contra o tempo para que a apresentação prossiga e que o mundo todo, inclusive ele, tenha a resposta desse enigma.

Desde o início o livro se mostrou muito bem construído. Seus personagens assim como seu enredo foram cuidosamente configurados para criar grande expectativa aos leitores. Em Origem podemos presenciar a bagunça que o mundo pode se transformar ao chegar perto de solucionar o mistério por trás dessas perguntas que nos atormentam desde que a gente é gente. O fanatismo religioso e as conspirações foram postas lado a lado, o que faz muito sentido. A religião têm grande importância e influência nessas perguntas. Mas até que ponto?

Apesar da escrita ser perfeita, o enredo e o mistério terem me conquistado plenamente, durante a leitura eu sabia que em algum momento ela chegaria a um impasse: ou o autor bolaria uma resposta muito incrível, capaz de nos tirar o fôlego, ou acabaria estragando a experiência que tivemos ao longo do livro. Infelizmente, a resposta por trás do mistério se relevou pouco crível. Embora tenha sim um fundo de possibilidade, eu esperava algo muito mais sensacional, que me fizesse pensar que aquilo poderia sim ser verdade!

A história tem revelações aceitáveis, que nos induz a pensar na questão, e não só nela, mas em tudo à volta, principalmente na responsabilidade que a religião teve e ainda tem nas perguntas e respostas da Origem da vida humana e seu fim. 
O diálogo é sempre mais importante que o consenso.

Comente com o Facebook:

9 comentários :

  1. Ei! Tudo bem?

    Eu sou completamente fã do Dan Brown, olho pro Tom Hanks e penso Robert Langdon, já li todos os livros menos... Origem! O que é incrível, porque o livro está na minha frente, mas não consegui ler ainda rsrs Fiquei bem triste quando você falou que a resposta não é tão incrível assim, espero gostar de qualquer modo. Adorei sua resenha, apesar de eu ter tido um pouco de medo de ler para não pegar nenhuma coisinha a mais rsrs

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cecília... sempre nas minhas resenhas eu falo o mínimo possível sobre o enredo e mais sobre a minha opinião. Longe de mim escrever algo a mais e estragar a leitura das pessoas! Espero que você goste da leitura.

      Beijos!!

      Excluir
  2. Oii, que resenha maravilhosa! Nunca li nada do autor mais fiquei super curiosa. Adoro leituras que me façam pensar e questionar um pouco mais do mundo a minha volta, e sem dúvidas creio que esse livro faria isso. Adoro personagens reais e bem construídos, sem dúvidas isso deu toda veracidade a trama o que tornou tudo mais interessante.
    Adorei sua dica, me deixou super curiosa para conhecer o autor <3 e as fotos estão muito lindas!
    Beijinhos Anne <3

    ResponderExcluir
  3. Oii, boa noite!!
    Adorei a Resenha, as fotos estão liindaas! Tenho muito interesse em ler os livros do Dan Brown, mas infelizmente ainda não li nenhum. Parabéns!
    http://blogviagensliterarias.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom? Eu já li um livro do autor e gostei muito. Não tenho certeza se quero ler esse porque não sou muito fã de livros refletivos. A sua resenha está muito boa, e suas fotos lindas como sempre.

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  5. Oiiie
    Eu adoro a escrita do Dan Brown, mas infelzimente não tive a oportunidade de ler Origem ainda kk que pena que o final não foi tão surpreendente, é horrível quanto isso acontece. Eu adorei saber sua opinião sobre o livro.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que nunca saberemos essas respostas amiga hahaha
    Mas fiquei bem animada pra ler, eu nunca li nada desse autor, fico com aquela sisma de talvez não gostar.
    Mas atualmente acredito que posso virar fã rsrs

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, por favor não me odeie, mas não consigo ficar animada pra ler o Dan Brown, assisti o filme, achei legal mas nem assim.. Ele sempre fica na categoria que lerei se ganhar o livro.. Mas amei seu texto e sua resenha, muito bem escrito. Parabens!

    ResponderExcluir
  8. Hey!

    Eu vejo muita coisa boa sobre o Dan, mas nunca li. Tenho uma certa trave, espero um dia consegui ler, ele me parece ser um autor e tanto!
    Ótima resenha!

    Beijos
    Mari Barros
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir

Professional Reader

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados