HOME

19 de julho de 2016

#RESENHA - Minha metade Silenciosa por Andrew Smith

Oi pessoal, a resenha de hoje fala sobre um livro com uma realidade dura, porém, muito comumente encontramos por aí.

Título: Minha metade Silenciosa
Autor(a): Andrew Smith
Editora: Gutenberg
Série: Livro Único
Páginas: 304
Idioma: Português
ISBN:  8582351240
Ano: 2015
Classificação: ✫ ✫ ✫ ✫

Compre aqui: Saraiva | Submarino

SINOPSE: Stark McClellan tem 14 anos. Por ser muito alto e magro, tem o apelido de Palito, mas sofre bullying mesmo porque é “deformado”, já que nasceu apenas com uma orelha. Seu irmão mais velho, Bosten, o defende em qualquer situação, porém ambos não conseguem se proteger de seus pais abusivos, que os castigam violentamente quase todos os dias. Ao enfrentar as dificuldades da adolescência estando em um lar hostil e sem afeto – com o agravante de se achar uma aberração –, o garoto tem na amizade e no apoio do irmão sua referência de amor, e é com ela que ambos sobrevivem.
Um dia, porém, um episódio faz azedar terrivelmente a relação entre Bosten e o pai. Para fugir de sua ira, o rapaz se vê obrigado a ir embora de casa, e desaparece no mundo. Palito precisa encontrá-lo, ou nunca se sentirá completo novamente. A busca se transforma em um ritual de passagem rumo ao amadurecimento, no qual ele conhece gente má, mas também pessoas boas. Com um texto emocionante, personagens tocantes e situações realistas, não há como não se identificar e se envolver com este poético livro.

_____________________________________________

Primeiro de tudo eu acho que a sinopse não é muito condizente com a história. O irmão dele foge só no final do livro, e parece que a história fica envolta no desaparecimento do irmão e Palito atrás dele. Mas não é assim.



O livro é bem duro. Durante a leitura, coisas são reveladas e eu fiquei chocada. Quando a gente acha que não pode piorar, vai lá é BUM! É muito triste, realmente.  Os pais do Palito e Bosten são muito abusivos mesmo.
Palitonasceu sem uma das orelhas. Ela é totalmente fechada, ele não escuta de um lado. Então ele é vítima de bullying na escola por não ter uma das orelhas e por ser bem alto e magro.
E o legal do livro físico é que, ele vem sem uma das orelhas. Quando chegou eu pensei: mas caramba, mandaram o livro com defeito. Rs... Mas foi uma sacada bem legal da editora.
O livro também aponta a questão da sexualidade do Palito, que tem muuuuuuito destaque na história. Eu não sou menino, então não sei o que se passa na puberdade deles, mas, achei bem realista. Ele fica de p*** duro o tempo todo! Kkkkkkkkkkkkkkkk. Mas acho que é assim que funciona mesmo. Só achei que o autor ficou focando demais nessa questão.
O livro é muito bom, mas achei que o autor se perdeu muito lá pelas tantas da história. Nos últimos 20% parece que foi outra pessoa que escreveu. Foi muito corrido, achei que deixou muitas "pontas soltas. Eu gosto de livro que se fecha completamente e não me deixa pensando: E isso? E aquilo?

"E não há amor na minha casa, somente regras".


 Mas vale a pena ler porque é um livro que te deixa pensativo. Enquanto eu lia, tive a sensação que seria um livro que eu colocaria no top livros da vida, mas me decepcionei com o final, e foi por isso que eu tirei uma estrela da avaliação. O autor tem muito potencial. Ele com certeza poderia ter feito o livro ganhar 100000000000 estrelas. Mas pode ter sido coisa da editora, máximo de páginas. Só sei que o livro poderia fácil, fácil ter mais umas 100 páginas e acho que tudo seria mencionado de forma uniforme e não corrido, principalmente a parte do sumiço do Bosten.


Bju, bju!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Professional Reader

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados