HOME

11 de janeiro de 2017

#RESENHA - Depois Daquela Montanha por Charles Martin

Título: Depois daquela montanha
Autor: Charles Martin
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Idioma: Português
ISBN: 8580416191
Classificação: ♥♥♥♥
Compre aqui: Saraiva | Submarino

Sinopse: O Dr. Ben Payne acordou na neve. Flocos sobre os cílios. Vento cortante na pele. Dor aguda nas costelas toda vez que respirava fundo.
Teve flashes do que havia acontecido. Luzes piscavam no painel do avião. Ele estava conversando com o piloto. O piloto. Ataque cardíaco, sem dúvida.
Mas havia uma mulher também – Ashley, ele se lembra. Encontrou-a. Ombro deslocado. Perna quebrada.
Agora eles estão sozinhos, isolados a quase 3.500 metros de altitude, numa extensa área de floresta coberta por quilômetros de neve. Como sair dali e, ainda mais complicado, como tirar Ashley daquele lugar sem agravar seu estado? À medida que os dias passam, porém, vai ficando claro que, se Ben cuida das feridas físicas de Ashley, é ela quem revigora o coração dele. Cada vez mais um se torna o grande apoio e a maior motivação do outro. E, se há dúvidas de que possam sobreviver, uma certeza eles têm: nada jamais será igual em suas vidas.
Publicado em mais de dez países, Depois Daquela Montanha chegará às telas de cinema em 2017, com Kate Winslet (de Titanic) e Idris Elba (de Mandela) escalados para os papéis principais de uma história que vai reafirmar sua crença na vida e no poder do amor.

_______________________________________________

Depois daquela montanha é narrado em primeira pessoa pelo Dr. Ben Payne, um médico ortopedista bem renomado que tem como hobby escalar montanhas e essas coisas radicais (isso justifica mais pra frente alguns conhecimentos de sobrevivência que ele possui). Depois de uma conferência, Ben está no aeroporto tentando voltar para casa, mas uma tempestade chegando faz com que vários voos sejam cancelados, inclusive o dele. Enquanto esperava a notícia sobre a tempestade  e se o voo iria sair ou não, ele conhece Ashley, uma jovem noiva, com o casamento marcado daqui poucos dias, também tentando chegar em casa. 


Cansado e louco para dar o fora de lá, Ben acaba fretando um monomotor e é quando ele lembra de Ashley, que está com o casamento marcado, e a convida para se juntar a ele. Feliz com a novidade de poder chegar em casa a tempo de curtir seu dia no spa com as suas madrinhas de casamento, Ashley aceita. Mas ninguém podia prever que o pobre piloto sofreria um ataque cardíaco enquanto pilotava e que a aeronave cairia. É aí que a jornada de sobrevivência de ambos e o cachorro Napoleão, nome que eles deram ao bichinho e que era do piloto falecido, começa.
Quando o pior é uma possibilidade, é bom mantê-lo em perspectiva. Sem que a gente se esconda dele. Sem fugir. Ele pode acontecer. E, se e quando acontecer, é melhor ter pensado nele de antemão. Desse jeito, a pessoa não é esmigalhada quando o pior se torna realidade.
Se você está aqui achando que seria uma lagoa azul num mar de gelo, você está enganado. Não é um romance, a jornada de sobrevivência que os dois adentram não é bonita, é real. É perigosa, coisas dão erradas, a comida é escassa, os perigos verdadeiros.


Além do livro focar na sobrevivência dos dois e nas habilidades de Ben, suas vidas pessoais também têm grande papel na luta e força pela sobrevivência. Ben tem um gravador, o qual ele conversa com sua esposa, contanto fatos que aconteceram antes, como eles se conheceram, como se apaixonaram e nós vamos conhecendo um pouco mais de Ben além do médico renomado. Pouco sabemos sobre Ashley além do fato de ela ser jornalista, cética com relação a amor e noiva, porque não temos capítulos narrados por ela. Então identificamos seus traços de personalidade nos diálogos dos dois. Ashley é uma pessoa divertida e sempre com pensamentos positivos e isso acaba amenizando um pouco do terror de se estar preso em quilômetros e mais quilômetros de neve. 


Durante a leitura podemos notar que tem algum fato importante sobre o relacionamento de Ben e sua esposa que não foi abertamente discutido e eu achei que o autor poderia ter dado menos dicas sobre o que seria, pois ao meu ver eu acabei descobrindo muito antes da hora. Se essas dicas fossem bem mais sutis, tenho certeza que o plot twist seria de arrasar qualquer um. Mas eu meio que já sabia o que iria acontecer e não me senti surpreendida. 

A linguagem que o autor usou é bem tranquila e fluida, o que te faz ler sem se cansar, apensar de algumas partes a narrativa ser bastante monótona. Eu esperava um pouco mais do livro, pois achei alguns explicações pouco convincentes. O fato de Ben adorar esportes radicais e levar para uma conferência em outro estado uma mochila com seus equipamentos de escalada não me convenceu. Além disso, foi muito conveniente juntar essa habilidade dele com o fato de ele ser médico ortopedista e Ashley ter quebrado feio a perna e até mesmo a bacia. Achei um pouco forçado ou coincidência demais, o que pra mim empobreceu a história.



Mas é um livro bem escrito. Não vemos muitas incoerências no decorrer da estória, a diagramação está ótima, as letras são grandes e sem contar que a capa é maravilhosa. Nem se compara com a capa internacional, que pouco nos deixa ansiosos para saber o que está dentro das páginas (imagem à esquerda).

E vocês, o que acharam do livro? Não leu? Quais são suas expectativas? 

Sabemos que o livro já teve o direito de adaptação comprado e tem como previsão de lançamento ainda para esse ano de 2017. 





Sobre o filme: Os autores Kate Winslet e Idris Elba vão interpretar Ashley e Ben respectivamente. 


Sinopse do filme: Adaptação do romance de Charles Martin. Ashley, uma jornalista que está indo preparar seu casamento, e Ben, um doutor voltando de uma conferência médica, iriam pegar o mesmo avião, mas o voo é cancelado e os dois estranhos decidem fretar um jatinho. Durante a viagem o piloto sofre um ataque cardíaco e o avião cai em uma região montanhosa coberta por neve. Um romance começa a ganhar força enquanto eles tentam sobreviver, feridos e perdidos.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Professional Reader

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados