HOME

15 de setembro de 2017

#RESENHA - O Vespeiro por Kenneth Oppel

Título: O Vespeiro
Autor: Kenneth Oppel
Editora: Galera Junior
Páginas: 236
Idioma: Português
ISBN: 8501107409
Ano de Lançamento: 2017

Livro cedido em parceria com a editora

Compre aqui: Saraiva | Amazon

SINOPSE: O celebrado autor Kenneth Oppel cria uma obra-prima que explora a diversidade e as deficiências, os medos e os sonhos e o que realmente une uma família.
Algumas crianças veem o verão como um tempo de alegria e brincadeiras. Mas para Steve é apenas mais um período de preocupação e ansiedade. Seu irmão recém-nascido está lutando pela vida... E ninguém sabe se ele conseguirá vencer essa batalha. Como seus pais ficarão se o pior acontecer? Além de tudo, ainda há um vespeiro no telhado de sua casa... Ele é alérgico! Quando uma vespa-rainha invade seus sonhos com uma solução para todos os problemas, Steve acha que tudo se resolverá, ele só precisa dizer sim. Mas sim é uma palavra muito poderosa... Será possível voltar atrás?


O Vespeiro é um livro infantil, mas que pode ser livro por leitores de todas as idades, narrado por um garotinho chamado Steve. Depois que seu irmãozinho nasce com problemas de saúde e seus pais passam a viver em função dele, Steve desenvolve TOC. Mas apesar da pouca atenção que seus pais lhe dão (não é por mal, o bebê tem que ir quase todo dia ao hospital), ele não reclama e entende que seu irmãozinho precisa mais deles do que ele. 

Enquanto tenta viver à sombra do medo, tristeza e preocupação, Steve se depara com uma figura um tanto inusitada. A princípio ele acha se tratar de um anjo, mas logo percebe que é uma Vespa Gigante. Essa Vespa oferece à ele a cura do problema do bebê Theo. 

Repleto de metáforas, a história de O Vespeiro vai se desenvolvendo de forma rápida e inusitada enquanto torcemos para a felicidade da família. É um livro que emociona do leitor criança ao adulto, abordando o convívio de uma família que tenta fazer o melhor que pode para superar os desafios em meio à ilustrações maravilhosas. Ele traz uma mensagem belíssima sobre qual caminho tomarmos e suas consequências.  

O Vespeiro possui uma leve semelhança com o livro O Chamado do Monstro/Sete Minutos Depois da Meia-Noite. Embora não seja tão profundo e não tenha um enredo tão poético, é fácil comparar alguns elementos sombrios dos dois livros em relação à doença e a tristeza.
Não tinha certeza se aquelas vespas eram as mesmas do meu sonho, mas queria que elas saíssem da minha casa e dos meus sonhos. O vespeiro precisava cair.
A fonte do livro tem um afastamento e tamanho maior que o normal, então dá pra ler o livro bem rapidinho. A escrita é bem fluida, pois ele também foi pensado nos leitores mais jovens e a mensagem final é linda. Recomendo a leitura para todo tipo de leitor. 

Comente com o Facebook:

Um comentário :

  1. Acho bem interessante começar leituras desse tipo, leva a gente a uma reflexão de nossas próprias ações e o quanto o livro pode ser engrandecedor nesse aspecto.
    Não sou de ler muito esse gênero, mas não pude deixar de notar na resenha que é um livro que prende o leitor.
    Nossa, parece um livro e tanto hein !! Acredito que iria gostar bastante de conhecer essa história
    :)
    Beijos

    ResponderExcluir

Professional Reader

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados