HOME

1 de dezembro de 2017

#RESENHA - Coração e Alma por Maylis de Kerangal

Título: Coração e Alma
Autora: Maylis de Kerangal
Editora: Rádio Londres
Páginas: 240
Idioma: Português
Ano de Lançamento: 2017
Gênero: Ficção/Literatura Francesa
Skoob || Goodreads


Compre aqui: Amazon | Submarino

SINOPSE: Coração e alma é a história de um transplante cardíaco. É um relato de precisão cirúrgica, repleto de personagens inesquecíveis, em que histórias pessoais, diálogos e descrições técnicas se entrelaçam num ritmo frenético, digno de um grande filme de ação. O romance narra as vinte e quatro horas épicas entre um terrível acidente de trânsito ocorrido depois uma sessão de surf cheia de adrenalina — que causa a morte cerebral de um rapaz de 20 anos, Simon — e o instante em que seu coração recomeça a bater no peito de uma parisiense de 50 anos, Claire. Uma viagem emocionante e tocante, um tour de force que manterá o leitor em suspense até a última linha.


Coração e alma vai contar a história de Simon, um jovem no auge de seus 20 anos, aproveitando a vida, surfando, namorando, quando é interrompida em uma acidente de carro e ele acaba tendo morte cerebral. Em contra-partida temos a história da Claire, de 50 anos, que precisa urgentemente de um coração novo.

O livro é pequeno e a história vai girar sobre o tema de transplante de órgãos - desde os pais a aceitarem a retirada dos órgãos de Simon até a aceitação por parte de Claire de viver com o coração de outra pessoa.

Coração e alma tinha tudo para se tornar uma história inesquecível, porém, a escrita logo de início se mostrou altamente confusa. O problema maior que tive com essa leitura foi o tipo de texto que a escrito escolheu, que possui pouquíssimos parágrafos e pontos. Além disso, a narrativa é quase contínua, misturando as falas sem uso de travessão,  me incomodou bastante. O texto inteiro foi quase uma coisa só e meus pensamentos se tornaram um embaraço total.

Sei que algumas pessoas gostam e até veem beleza nesse tipo de escrita, mas pra mim se tornou um sacrifício finalizar a leitura e no final das contas a história não acrescentou em nada na minha vida, mesmo que o tema seja algo tão importante.

Acho que faltou sutileza no enredo e foi dada muita atenção ao que não importa muito, como os detalhe técnicos da cirurgia de retirada dos órgãos e o transplante de coração. Eu imaginava algo mais dramático e que mostrasse com mais ênfase a dificuldade que as famílias têm de aceitar que os órgãos de seus parentes sejam retirados, juntamente com a possibilidade dessa aceitação poder dar esperança à quem estava praticamente desenganado. 

Não recomendo para quem espera uma leitura fluída e de alto impacto, drama e uma mensagem forte. O livro foi adaptado. Abaixo segue o trailer legendado para quem ficou curioso.


Comente com o Facebook:

2 comentários :

  1. Oi, Anne!
    Eu até me interessei pela sinopse, mas quando li sua opinião desisti.
    Também não gosto nada desse tipo de escrita, ainda mais pelas falas não serem separadas e destacadas do texto.
    Vou passar longe.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir

Professional Reader

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados