HOME

27 de janeiro de 2017

#RESENHA - O Cemitério por Stephen King

Título: O Cemitério
Autor: Stephen King
Editora: Objetiva (2001) , Planeta do Brasil (2004), Suma das Letras (2013)
Páginas: 424
Idioma: Português
ISBN: 8581050395
Classificação: ♥♥♥♥♥
Compre aqui: Saraiva | Amazon | Submarino

SINOPSE: Uma das histórias mais terríveis de Stephen King, O cemitério mostra como a dor e a loucura, muitas vezes, dividem a mesma estrada. Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar em uma pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade e a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha. Num dos primeiros passeios pela região, conhecem um cemitério no bosque próximo à sua casa. Ali, gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Mas, para além dos pequenos túmulos, há um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras. Um universo dominado por forças estranhas capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível. A princípio, Louis Creed se diverte com as histórias fantasmagóricas do vizinho Crandall. No entanto, quando o gato de sua filha Eillen morre atropelado e, subitamente, retorna à vida, ele percebe que há coisas que nem mesmo a sua ciência pode explicar. Que mistérios esconde o cemitério dos bichos? Terá o homem o direito de interferir no mundo dos mortos? Em busca das respostas, Louis Creed é levado por uma trama sobrenatural em que o limite entre a vida e a morte é inexistente. E, quando descobre a verdade, percebe que ela é muito pior que seus mais terríveis pesadelos. Pior que a própria morte – e infinitamente mais poderosa.

___________________________________________________

O solo do coração de um homem é mais empedernido, Louis.

Chamo este livro de o LADO NEGRO de King. Geralmente, nos livros do Stephen King, o terror já começa desde o início. Mas este é a exceção. O livro começa narrando toda a vida de Louis e sua família e vai nos deixando ansiosos pelo que realmente vai acontecer.
A história conta a vida do médico Louis Creed e sua adorável família composta por sua esposa Rachel, sua filha Eileen e o pequeno Gage. Recém chegados ao Maine, após o médico receber uma proposta para trabalhar na universidade local,  assim que chega Louis faz amizade com o vizinho Jud e passa  várias noites bebendo cerveja com o seu vizinho.

Um belo dia Jud resolve levar a família Creed para um passeio por ela até o famoso "simitério" dos bichos, ponto turístico da pequena cidade, local onde a muitos anos as crianças da região enterram os seus animais de estimação. Bem conservado, o "simitério" serve de descanso para cães bonzinhos e gatos obedientes. O passeio perturba um pouco a esposa de Louis e mais tarde a sua também a filha, que passa a temer pela vida do amado gato, Churchill.


Após a esposa e filhos de Louis irem viajar sem a sua companhia, acontece uma tragédia: Churchill é atropelado e Jud, querendo devolver um favor, leva Louis e o corpo do gato para além do inofensivo “simitério”, um local infinitamente menos simpático e com segredos que vão além da compreensão humana. O fato que achei extremamente interessante é como o protagonista, o Louis uma pessoa tão cética,  que justifica todos os atos sobrenaturais pela ciência vai tentando se adaptar com os acontecimentos do livro.

Eu disse no começo que este livro é o LADO NEGRO de King, porque de todos este é o que eu o achei mais maldoso, pois ele nos faz amar a família Creed, compreender todas as suas dificuldades e participar da sua rotina e então?  ACABA COM A GENTE.


Os temas e conceitos me deixaram muito perturbada. Mesmo o protagonista sendo totalmente cético e não muito impactante, consegui me conectar muito com ele, e todo a espiral de dor e sofrimento que ele sofre me tocou profundamente. O desenvolvimento da relação dele com a esposa e os filhos e os conflitos gerados pelas "forças maiores" são empolgantes.

Um ponto que achei interessante no livro é a abordagem do medo que temos da morte e como esse fato afeta a vida. É quase uma maneira de como lidamos com a perda e o fim dos mais próximos, e isso dá muito o pensar.

Eu falei e vou repetir a editora realmente está fazendo um fantástico trabalho na edição da biblioteca king, este livro é lindo e a capa chama muito a atenção.

Eu recomendo MUITO este livro porque é um dos meus favoritos, é mais um clássico do famoso King que consegue escrever histórias incríveis! O terror psicológico implícito nas páginas das histórias de King consegue fazer até mesmo o leitor menos crente a sentir arrepios.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Professional Reader

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados