HOME

31 de março de 2023

#RESENHA - Violeta por Isabel Allende

  

Título:
 Violeta 
Autora: Isabel Allende
Série: Livro Único
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 332
Idioma: Português
Ano de Lançamento: 2022
Gênero: Romance/Drama
Compre aqui: Amazon | Submarino
SINOPSE: Violeta veio ao mundo em um dia tempestuoso de 1920, a primeira menina em uma família com cinco filhos. Desde o início, sua vida foi marcada por acontecimentos extraordinários: ainda era possível sentir os efeitos da Grande Guerra quando a gripe espanhola chegou ao seu país, pouco antes do seu nascimento.

A família saiu ilesa dessa crise, mas não conseguiu enfrentar a seguinte. A Grande Depressão transformou totalmente a vida urbana que Violeta conhecia. Sua família perdeu tudo e foi forçada a se mudar para uma parte mais remota do país. Lá, ela cresceu e terá seu primeiro pretendente.

Violeta narra sua história em uma carta a pessoa que mais ama nessa vida, contando decepções e casos amorosos, momentos de pobreza e riqueza, terríveis perdas e imensas alegrias, sempre permeando grandes eventos da história: a luta pelos direitos das mulheres, a ascensão e queda de tiranos e, em última análise, não uma, mas duas pandemias.

Contada pelos olhos de uma mulher apaixonada, determinada e com senso de humor, Isabel Allende – autora de A casa dos espíritos, Muito além do inverno, Longa pétala de mar, entre outros – nos conduz por uma vida turbulenta na forma de um romance épico, inspirador e profundamente emocionante.


Que livro sensível, bem escrito, emocionante...

Esse livro começa em uma pandemia (1919) e termina na outra (2019). É um livro sem histórias mirabolantes, apenas a vida de Violeta, mas é narrado de forma tão gostosa que reviravoltas e tramas mais complexas nem se fazem necessárias.

O charme nesse livro está na escrita da autora que apesar de não ser rebuscada, é bonita e delicada. A vida da Violeta foi longa, então tem muitas histórias, muitas passagens histórias importantes, vários pontos importantes na história mundial que são retratadas do ponto de vista dela e de sua vivência.

Eu amei a personagem. Foi muito bem construída desde a primeira página e preparem o lencinho, porque é triste. Eu chorei horrores no final. Fiquei pensando na minha mãe e chorei ainda mais. 

Demorei a ler o livro não por ele ser lento ou desagradável, mas porque ele é denso, muito denso. E nas leituras densas eu acabo demorando mais, consumindo minimamente as palavras sem pressa e esse livro meus caros, é profundamente lindo, mesmo sem floreios ou grandes histórias mirabolantes. É aquele feijão com arroz bem feito. 

Depois de viver um século, sinto que o tempo escorreu entre meus dedos.
Para onde foram esses cem anos?




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Professional Reader

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados