HOME

2 de fevereiro de 2017

#RESENHA - A Mão Esquerda de Deus por Paul Hoffman

Título: A mão Esquerd de Deus
Autor: Pal Hoffman
Editora: Suma das Letras (2010)
Páginas: 328
Idioma: Português
ISBN: 8560280537
Classificação: ♥♥♥♥
Compre aqui: Saraiva | Submarino

SINOPSE: Seu nome é Cale.
Disseram a ele que poderia destruir o mundo.
Talvez ele destrua...

O Santuário dos Redentores é um lugar desolador. Um lugar onde a esperança e a alegria não são bem-vindas. A maior parte dos meninos que habitam o lugar foi levada para lá muito nova e contra a vontade. Eles padecem sob o regime opressor dos Lordes Redentores, cuja violência e crueldade têm como único propósito honrar a memória do Redentor Enforcado - e passam suas vidas prisioneiros dos corredores labirínticos e tortuosos do Santuário, um lugar com séculos de história e segredos, e que ninguém conhece por completo...

No meio de um desses corredores há um menino. Talvez ele tenha 14 anos, talvez tenha 15: ninguém sabe ao certo. Lá dentro, é chamado de Thomas Cale. Seu verdadeiro nome, já esqueceu há muitos anos. Ele já esqueceu de tudo de sua antiga vida. Em breve, será a testemunha de um ato horrendo. E é neste momento que começará a sua extraordinária vida futura.

CONHEÇA O ANJO DA MORTE.

________________________________________________________

Comprei A mão Esquerda de Deus e mais As Quatro e Últimas coisas faz anos. Confesso que comprei pela capa e título, que me interessou bastante. Não sou religiosa (o título deu a entender que era algo nesse contexto), nem nada assim, mas sabe quando o "sangue" bate? Protelei a leitura até ter comprado o terceiro livro da trilogia e enfim comecei a ler. 


Confesso que comecei a leitura e parei duas vezes e na terceira eu jurei que terminaria a leitura, era agora ou nunca. O começo é bem parado, mas eu me senti incentivada ao ler resenhas positivas sobre o livro e continuei. Graças ao Enforcado. Haha.

Aqui nós temos Thomas Cale, um menino bem sombrio e calado, que vive sob a tortura dos Redentores no Santuário dos Redentores. É um mundo novo, mas que pode muito bem ser o nosso mundo na época da inquisição. A narrativa é em terceira pessoa, então temos a visão de várias partes do que está acontecendo ao redor.

Em A mão Esquerda de Deus, os Redentores usam batina, o que pode ser comparado aos monges dos dias atuais. Nós temos um livro repleto de metáforas com relação a história do cristianismo que conhecemos. Os Redentores clamam por uma entidade chamada "O Enforcado", que também pode ser equivalente à Jesus. Mas isso é subentendido. 


É um livro bem complexo e não é pra leitores iniciantes. A narrativa é recheada de palavras novas e possui uma história atemporal, muito bem bolada. 

Cale seria algo como o "mocinho" das nossas histórias comuns, embora ele seja um personagem apático, mas habilidoso, o que acaba chamando atenção de pessoas importantes, assim como a atenção de nós como leitores. É instigante ir desvendando os traços da personalidade dele, que ainda é apenas um menino, mas que se mostra forte e maduro. Nada vem de mão beijada para Cale, e vemos o desenrolar de uma amizade estranha entre ele e mais dois acólitos, e até mesmo um romance.


Embora tenha começado devagar, a narrativa vai melhorando conforme nós avançamos na história (mais precisamente depois que Cale e seus amigos conseguem fugir do santuário) e eu finalizei a leitura querendo mais, muito mais. Tenho boas expectativas para os próximos livros, já que como não se trata de uma trilogia com livros independentes, a história de Cale obviamente não finalizou aí. 

"A solidão é uma coisa maravilhosa Cale, e por dois motivos: Em primeiro lugar, ela permite que um homem esteja consigo mesmo e, em segundo, evita que ele esteja na companhia dos outros."

É uma história cheia de aventura, quase sempre sombria, e uma pitada de romance, que é sempre bom, não é mesmo? Pra quem ama um infanto-juvenil com cenas de ação e história nada previsível, tenho certeza que vai amar A Mão Esquerda de Deus. Bora se aventurar nas terras crestadas dessa história incrível?


A Trilogia

Comente com o Facebook:

Um comentário :

  1. Boa noite.
    Caso possa me ajudar, gosto de escrever e queria um site ou blog bacana para usar que não fosse muito pesado. Qual você está usando? Poderia indicar o nome?

    Grata

    ResponderExcluir

Professional Reader

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados