HOME

31 de março de 2017

#RESENHA - A Inesperada Herança do Inspetor Chopra por Vaseem Khan

Título: A Inesperada Herança do Inspetor Chopra
Autor: Vaseem Khan
Série: Agência de Detetives Baby Ganesh
Editora: Morro branco
Páginas: 312
Idioma: Português
ISBN: 8592795044
Ano de Lançamento: 2017
Livro enviado pela editora como cortesia

Compre aqui: Saraiva | Submarino

SINOPSE: No dia de sua aposentadoria, o inspetor Chopra herda dois inesperados mistérios. O primeiro é o afogamento de um jovem pobre, cuja suspeita morte ninguém quer investigar. O segundo é um bebê elefante.

Enquanto sua busca por pistas o leva através da movimentada cidade de Mumbai - das ricas mansões ao submundo sombrio das favelas - Chopra começa a suspeitar que há bem mai por trás dos dois mistérios do que ele pensava. E rapidamente descobre que um determinado elefante pode ser exatamente o que um homem honesto precisa...

______________________________________________________________

A Inesperada Herança do Inspetor Chopra é narrada em terceira pessoa e conta a história de Chopra, um detetive da polícia prestes a se aposentar que acaba recebendo como herança um elefante bebê. 

No último dia de Chopra na delegacia, uma mãe chorando por causa de seu filho morto e a impunidade do caso chama sua atenção. Porém, por se tratar do seu último dia no serviço, não há muito o que ele possa fazer. Ao chegar em casa depois de um último dia bem cheio no trabalho, Chopra dá de cara com uma entrega que havia esquecido, o bebê elefante chamado Ganesha! Como ele pôde esquecer? O elefantinho não é bem-vindo porque eles moram em um apartamento, e depois de uma grande briga com a síndica, Ganesha acaba ficando no térreo acorrentado.   


No outro dia, Chopra se encontra incomodado por ficar em casa a toa, já que foram anos de trabalho e se imaginar um aposentado o tira do sério. É aí que ele lembra da pobre mulher chorando pelo filho morto e começa a buscar pistas sobre o que poderia ter acontecido com o rapaz. Apesar das reclamações da amada mulher sobre não se esforçar muito (pois ele teve que se aposentar devido a um ataque cardíaco), Chopra inicia a busca por respostas.


Enquanto o caso vai se desenrolando devagar, porque ele já não faz mais parte da equipe policial e o caso foi dado como encerrado (apenas um afogamento), a gente se vê imerso em uma narrativa engraçada e leve, misturada com a realidade do local onde a história se passa, Índia, seus costumes e tradições e quando percebe o tema se transformou em algo bem sério. Eu achava que seria algo bem simples e leve, mas o problema é bem maior e o livro nos apresenta uma tema bem triste e infelizmente real.


No decorrer do livro vemos uma aproximação de Chopra e o elefantinho, que acaba ajudando em sua busca por respostas. Achei que ficou faltando um pouco mais da aparição do baby Ganesha, mas tenho certeza que ele vai ser um personagem de muito peso nos próximos livros. 

Essa história acaba bem intricada, com nenhuma ponta solta. Temos uma revelação um pouco inusitada no final, que me surpreendeu e fiquei bem animada para ler os próximos, por mais que a história desse livro tenha acabado por aqui. 

Deixe-me dizer uma coisa, ele não é um elefante comum. Lembre-se: o que é real e o que é maya, ilusão, é apenas uma questão de perspectiva. De seu tio Bansi.
Indico muito pra quem quer ler e relaxar, adentrar em uma leitura simples e uma história bem escrita sem rodeios. Sem falar da edição que está super caprichada. A diagramação está perfeita: as letras grandes e bem espaçadas faz com que a leitura seja bem prazerosa. Nada de ficar espremendo os olhos pra tentar ler. Rs...


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Professional Reader

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados