HOME

31 de outubro de 2017

Diferenças Literárias: Terror x Horror x Gore (Especial Halloween)

Resolvi começar a escrever uma série sobre Diferenças de Gêneros Literários. Ás vezes a gente confunde esses vários gêneros e subgêneros que existem no mundo literário e isso é comum. Pode ser por falta de informação ou até mesmo dificuldade de entender as diferenças, então vou começar a falar um pouco sobre essas variedades e espero poder ajudá-los a entender que gêneros vocês estão lendo. 

Terror e horror muitas vezes são mencionadas como sinônimos, mas eles são diferentes. Embora a interpretação de terror e horror pode ser subjetivo, dependendo de quem está lendo a obra, a diferença básica entre os dois é:

  • Terror: é um sentimento de ansiedade e medo diante de algo ruim prestes a acontecer.
  • Horror: é um sentimento de repulsa e de nojo depois de algo ruim acontecer. Mais visto em filmes do que livros, pois trabalha mais com o visual ou sentimental. 
  • Já o Gore ou Splatter também é mais visto em filmes, pois é um subgênero do horror e que tem sua dificuldade para ser inserida na literatura por ser algo mais visual. Sua característica é apresentar cenas bastante violentas, onde há muito sangue e vísceras expostas e restos mortais. 
Todo gore é um horror/terror. Mas nem todo horror/terror é um gore.

Sugestões de livros de terror:

A história se passa na pacata cidade de Milburn, e envolve um grupo de quatro amigos que foram a Sociedade Chowder: Ricky Hawthorne, John Jaffrey, Sears James e Edward Wanderly, que tem o custome de reunirem-se duas vezes por mês para contar histórias de fantasmas, acompanhados por charutos e bebidas. Não importa como as histórias aconteceram, o que importa é a forma em que é contada para o grupo.
Quando uma série de estranhos eventos começam a acontecer na cidade, eles resolvem pedir a ajuda de Donald Wanderly sobrinho de Edward. Donald é um escritor e seu último livro fora sobre ocultismo, por isso a Sociedade acredita que as pesquisas que Donald fez para o livro possam ajudá-los.
Donald chega na cidade e eventos ainda mais estranhos acontecem, alguns deles incluem uma ex-namorada de Donald, uma ex-moradora da cidade e alguns integrantes de uma das histórias de Sear James contada em uma das reuniões da Socidade.


Resultado de imagem para Nosferatu (Joe Hill)
Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa sua estranha capacidade, pois sabe que ninguém acreditaria. Ela própria não entende muito bem. Charles Talent Manx também tem um dom especial. Seu Rolls-Royce lhe permite levar crianças para passear por vias ocultas que conduzem a um tenebroso parque de diversões: a Terra do Natal. A viagem pela autoestrada da perversa imaginação de Charlie transforma seus preciosos passageiros, deixando-os tão aterrorizantes quanto seu aparente benfeitor. E chega então o dia em que Vic sai atrás de encrenca... e acaba encontrando Charlie. Mas isso faz muito tempo e Vic, a única criança que já conseguiu escapar, agora é uma adulta que tenta desesperadamente esquecer o que passou. Porém, Charlie Manx só vai descansar quando tiver conseguido se vingar. E ele está atrás de algo muito especial para Vic. Perturbador, fascinante e repleto de reviravoltas carregadas de emoção, a obra-prima fantasmagórica e cruelmente brincalhona de Hill é uma viagem alucinante ao mundo do terror.


Resultado de imagem para o exorcista livro
Um clássico do terror com mais de 13 milhões de cópias vendidas“. Impossível parar de ler. Poe e Mary Shelley reconheceriam [William Peter Blatty] como mais um integrante do limbo ambíguo entre o natural e o sobrenatural... De arrepiar.” – LifeUma obra que mudou a cultura pop para sempre, O exorcista é o livro que deu origem ao maior filme de terror do século XX. Quatro décadas após chocar o mundo inteiro, a obra-prima de William Peter Blatty permanece uma metáfora moderna para o combate entre a fé e o profano em forma de um dos romances mais macabros já escritos.






E aí, já leram algum terror de fazer os cabelinhos do braço se arrepiarem? Confesso que pra mim isso funciona mais nos filmes que na literatura, por isso quase não leio esse gênero. Comecei a ler O Exorcista de William Peter Blatty e ele é muito fiel ao filme. Já já trago resenha. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Assine a Newsletter

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados