HOME

8 de fevereiro de 2018

#RESENHA - Criadores de Coincidências por Yoav Blum

Título: Criadores de Coincidências 
Autor: Yoav Blum
Editora: Planeta de Livros
Páginas: 320
Idioma: Português
Ano de Lançamento: 2017
Gênero: Ficção/Romance
Skoob || Goodreads


Livro cedido em parceria pela editora

Compre aqui: Amazon | Saraiva
SINOPSE: "E se o trem que você perdeu, o café que derrubou, o bilhete que encontrou não forem eventos aleatórios? E se o destino do mundo estiver sendo manipulado por pessoas especializadas em criar acasos? Neste romance best-seller do israelense Yoav Blum, o destino é o protagonista – mas ele não depende de sorte ou intervenção divina. Emily, Eric e Guy trabalham numa espécie sobrenatural de organização secreta há alguns anos. Eles estudaram disciplinas como interferências em sonhos, distribuição de sorte e como ser amigos imaginários, até se tornarem criadores de coincidências. Agora, de tempos em tempos, recebem complexas missões a serem executadas. Seu trabalho é permanecer na área cinzenta entre destino e livre arbítrio, onde eles criam situações que criam situações que criam mais situações que darão origem a pensamentos e decisões, gerando os mais diversos resultados: o encontro de almas gêmeas, invenções que podem mudar o mundo, a inspiração que dará origem a obras-primas. Mas, quando Guy recebe uma missão especial, que vai além daquilo que ele acredita poder fazer, as coisas começam a se mover de forma a mudar tudo o que os criadores de coincidências entendem sobre a vida e a verdadeira natureza do amor. Um thriller improvável sobre os operários invisíveis que mantêm girando as engrenagens do acaso. "


Mudanças? Apoio? Apenas seja linda e nos deixe imaginar você como quisermos. Mas ninguém queria me imaginar como realmente sou, e eu não entendia o motivo disso. Será que eu não era o bastante?
Quando você é imaginada dessa maneira, compreende que o mundo funciona de um modo diferente. Ele funciona sob o sistema ‘eu preciso ter sempre mais’ e não sob o sistema ‘isso é exatamente o que eu preciso’. O que eu tinha a oferecer ninguém queria.
E se soubéssemos que não somos os únicos, e que entre nós existem outros seres que podem se especializar em mudar nosso destino, criando coincidências a fim de ajudar as pessoas a alcançar a máxima felicidade.

Criadores de Coincidências é a história de Guy, Emily e Eric que se tornam amigos no primeiro dia do curso de criadores, ministrado pelo General. O curso tem o intuito de ensiná-los a manipular as  pessoas de forma imperceptível para agir da forma que eles desejam. Eles aprendem a criar situações, ajudar as pessoas a encontrarem seus verdadeiros talentos, facilitar o encontro de almas gêmeas, enfim ... ajudar a transformar a vida das pessoas. Ao término do curso, os amigos continuam a ser encontrar semanalmente para conversar sobre o que estão fazendo e trocar dicas sobre as suas últimas coincidências.
Se duas coisas podem servir de metáfora perfeita uma pra outra, então, aparentemente, são a mesma coisa. O universo não costuma cometer desperdício.

Emily logo se apaixona por Guy, mas acaba sofrendo por um amor não correspondido. No começo, quando começou ele foi o amigo imaginário de Cassandra, seu único e verdadeiro amor. Porém com o passar dos anos, ela se esqueceu dele e eles nunca mais se encontraram. Guy no começo está longe de ser o típico protagonista amado, ele sempre erra com Cassandra e com Emily e acaba sendo culpado pelo seu próprio sofrimento. Porém, ele vai se redimindo ao término de cada capítulo. 
A diferença é simples: pessoas felizes olham suas vidas e veem uma série de escolhas. Pessoas infelizes veem apenas uma série de sacrifícios.
A história se torna mais interessante quando ele tem que trabalhar com Alberto Brown, um homem que sobrevive ao assalto e se vê obrigado a se tornar um assassino, sem nem nunca ter que matar ninguém. COMO ASSIM? Simples, sempre que Alberto é contratado para matar alguém, um acidente absurdo acontece e a pessoa morre. O MOTIVO?  Seu criador de coincidência, o mesmo que acaba pedindo ajuda pra Guy e o faz se reencontrar com Cassandra, trazendo assim memórias dolorosas

Yoav Blum escreve o livro em terceira pessoa, e é totalmente curioso a forma como após alguns capítulos a história vai se construindo. A narrativa vai se misturando com a perspectiva de cada personagem , e isso nos ajuda a se envolver cada vez mais na trama. Criadores de Coincidências é um livro bem peculiar, com uma trama bem fluida e um enredo ousado e instigante, uma história um pouco confusa mas que quando começamos a desvendar seus mistérios nos prende até o final. A história é totalmente interligada e nos faz pensar se seria somente uma ficção, afinal quem não gostaria de um criador de coincidência interferindo na sua vida?

Comente com o Facebook:

Um comentário :

  1. Gostei Bia!! Curiosíssima essa história, dá medo de pensar que alguém teria tanto poder sobre outro, mas a verdade é que algumas mídias já fazem isso de forma velada em nossa sociedade né... Espero poder ler em breve!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Professional Reader

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados