HOME

12 de abril de 2018

Não gostei do livro, e agora?

Oi pessoal, hoje trago um tema meio taboo na blogosfera literária que são as temidas Resenhas Negativas

Ninguém tem que gostar de tudo que o outro gostou e ninguém tem que concordar com a opinião alheia, mas ser sincero é essencial e isso pode trazer conflitos vulgo tretas - por isso as resenhas negativas trazem tanto receio.

Resenha negativa X parceria com editoras

O medo de fazer resenhas negativas também está ligado à preocupação de perder parceria com as editoras. Sim, isso pode acontecer. Não dá pra ser hipócrita e afirmar que todas as editoras aceitam resenhas negativas de forma amigável e que não irão avaliar sua renovação com outros olhos, porque isso acontece, sim. Já passei por isso duas vezes. 

Vendo pelo lado da editora, é claro que eles dão mais preferência às pessoas que resenham positivamente, pois o intuito é vender mais (lembrando que editora é uma empresa e empresa visa lucro e não obra de caridade) e resenha negativa não traz, digamos, muito lucro, mas a sinceridade ajuda as editoras a escolherem os próximos títulos a serem publicados e isso tem que ser levado em consideração, sim. 

Blog X sinceridade

A palavra aqui hoje é sinceridade. É normal não gostar de alguns livros, mesmo que seja do seu gênero favorito e apesar disso, vejo muitos blogs que só focam nos pontos positivos e esquecem de mencionar também os negativos, que podem chamar a atenção dos leitores. 

Já cansei de parar de acompanhar blogs que no decorrer do tempo perdem o ar de franqueza nas suas resenhas !porque não é possível que essa pessoa ame TODOS os livros que lê! A credibilidade corre um sério risco a partir daí.


Então resumindo, resenhas negativas trazem um risco de você não conseguir renovar parceria, resenhas negativas trazem tretas, resenhas negativas te trazem fama de ser do contra, de ser crítica demais, mas é tão gostoso poder escrever seus sentimentos reais durante a leitura, de mostrar aos leitores que você tem opinião própria e que independente de parceria seus leitores podem confiar na sua opinião

Lembrando que resenha negativa é uma coisa, esculachar editora e autor é outra completamente diferente. Não estamos aqui pra difamar o trabalho de ninguém. Tenha ciência de que tudo que você diz afeta o outro, então ser cordial também é necessário. 

Mais sinceridade, por favor!

Comente com o Facebook:

4 comentários :

  1. Oi, Anne!
    Eu (e todo mundo no blog) somos muito contra esconder que não gostamos de um livro por conta de parceria ou autor treteiro. Quando a gente montou o blog, fizemos porque queriamos dividir nossas experiências com os leitores e, assim como agradecemos a sinceridade de outras blogueiras, achamos importante não mentir/omitir aos nossos leitores. Eu, particularmente, olho primeiro as resenhas negativas antes de comprar um livro, porque se os pontos negativos citados forem os mesmos que eu não curto/aceito em livros, já não perco tempo.
    Nem todo mundo vai gostar dos mesmos livros que a gente, mas nossa opinião honesta é importante. Ninguém tá aqui para esculachar autor e editora, mas também não vamos fingir que foi uma ótima leitura se não foi. E quem não sabe aceitar isso não deveria nem entrar no play, né.

    bjs
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anne

    Você colocou uma palavra na sua postagem e é com ela que eu mais me importo: credibilidade.
    Pra mim é muito pior perder minha credibilidade com meus leitores do que uma parceria! Jamais vou fingir que gostei de um livro por conta de parceria, também já tive problemas com editoras por conta disso e é por isso que hoje escolho minhas parcerias com muito cuidado. Se tem uma coisa pela qual eu prezo é minha liberdade de falar o que penso em um espaço feito e cuidado por mim!

    Adorei a postagem! :D

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Anne,

    Realmente é um tema bem tabu de uns tempos para cá.
    As editoras realmente ficam de olho quando fazemos uma resenha negativa,ou com mais pontos ruins do que bons, mas temos que manter a sinceridade, não adianta nada eu indicar um livro ruim e perder a credibilidade dos leitores sambem.
    Bjs!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  4. É sempre difícil esse negócio de resenha negativa, mas se não tivermos credibilidade, não teremos leitores também...

    Tem sorteio novo la no blog, te convido a participar! http://www.cobaiaamiga.com/2018/03/resumo-da-semana-sorteio-makes.html

    ResponderExcluir

Assine a Newsletter

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados